-
Arquitetos: CM Mimarlik; CM Mimarlik
- Área: 16000 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Cemal Emden
-
Fabricantes: ALU WOOD, LUMİNA, TOTAL, TRİMLİNE
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no distrito de Çanakkale Eceabat em Gelibolu, o projeto dos interiores desta vinícola acompanham o início da fase de construção do edifício. O projeto contou a presença de Dilgün Saklar e Mehmet Emin Çakırkaya do Escritório Tekeli-Sisa e foi elaborado dentro do prazo, juntamente com o arquitetônico.
Uma vinícola, assim como todas as instalações de uma fábrica, deve ser projetada para suprir todas as necessidades de sua existência da melhor maneira possível. O objetivo foi proporcionar um projeto que evitasse qualquer ruptura do processo orgânico de produção. O edifício que possui 16 mil m² inclui os setores de produção e armazenamento dos vinhos, além das áreas de serviço, como laboratórios e escritórios administrativos. O conjunto da vinícola conta também com uma hospedagem com 25 quartos que incluem áreas de serviço para alimentação e um programa específico de spa.
No setor de produção, a estrutura de concreto foi deixada mais clara possível, mantendo algumas superfícies específicas revestidas, para aumentar sua resistência à água e para evitar qualquer impactos que possam advir da movimentação dos módulos de maquinário. As estruturas de metal foram incorporadas com detalhes industriais enquanto elementos sólidos de madeira foram cuidadosamente manipulados no espaço. Vinícolas deste tipo possuem grandes chances de estarem ativas em períodos particularmente curtos do ano, e portanto inativos no tempo restante. As visitas guiadas, eventos de degustação e a presença da hospedaria se tornam a face extrovertida destas instalações. Projetamos um espaço de anfiteatro para apresentações e uma área de estar para visitantes. O espaço comum frente à entrada principal dos escritórios, hotel e vinícola foram dispostos de modo a serem figurativos tridimensionalmente.
Espaços da adega como armazenamento e envelhecimento também foram considerados na reprodução de todos os materiais e suas relações dentro do espaço da vinícola.
A casa de hóspedes consiste de todos os quartos diferentes. Todos possuem diferentes disposições de configurações espaciais, suas áreas molhadas e materiais também diferem apesar de estarem relacionados com o conceito geral do projeto.